Responsabilidade Sócio e Ambiental

A Companhia Energética de Petrolina desenvolve as melhores práticas que conceituam e identificam uma empresa-cidadã. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolina e com entidades que atuam na região, a CEP apóia e participa de diversos projetos de responsabilidade social, nas áreas educacionais e de meio ambiente.

Convênio com SENAI

Outra ação desenvolvida pela CEP foi um convênio com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), pelo qual são oferecidas aulas práticas para o curso técnico mecânico. O acordo garante também intercâmbio entre professores da instituição e profissionais da usina, visando ao aprimoramento de recursos humanos, muitas vezes utilizados pela própria usina.

Parque Municipal Josepha Coelho

A CEP ajudou a reformar e participa da manutenção e conservação do Parque Municipal Josepha Coelho, localizado no centro da cidade. Ao todo são 14 hectares de área verde com sistema de irrigação que permite um cuidado especial com a grama e as oito mil mudas de árvores.

Igreja Matriz de Petrolina

Como primeira ação em âmbito social na região, a CEP patrocinou a restauração da Igreja Matriz de Petrolina, que faz parte da história da cidade. Sua construção em estilo Barroco, foi realizada de 1874 a 1906. A igreja tem como padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos, cuja imagem veio da ilha da Madeira, em Portugal.

Escola pública de Petrolina

Um convênio firmado entre a CEP e a Prefeitura Municipal de Petrolina resultou na construção de uma escola padrão, para atender crianças e jovens da região. No total são 4.570 m² de área, sendo 926 m² de construção 495 m² destinados ao lazer. Para sua instalação, a companhia doou equipamento de informática, móveis novos e uma biblioteca. Além disso, destina uma verba mensal para sua manutenção. Localizada na zona rural, a escola oferece aulas de ensino fundamental a 680 crianças e adultos, no período noturno.

CEP

A preocupação com a preservação do meio ambiente está presente em todas as ações da CEP. Já no início de sua concepção, a companhia estabeleceu normas rígidas, destinadas à correta destinação dos efluentes. Além disso, implantou um bosque no perímetro da usina e uma área gramada de mais de 10 mil metros quadrados irrigados. O restante da área (142hectares) vêm sendo mantidos como área de preservação.